Guia: Revistas de Mangá Shoujo - Editora Hakusensha

Guia: Revistas de Mangá Shoujo - Editora Hakusensha

A Hakusensha é uma editora japonesa, ela publica várias revistas, dentre elas algumas famosas de mangá shoujo. Sua história se inicia em 1973, quando foi fundada pela Shueisha (esta por sua vez foi criada pela Shogakukan).

A primeira revista de mangá shoujo criada pela editora Hakusensha foi a Hana to Yume (花 と ゆ め) no ano de 1974.

Em julho de 1976, a Hakusensha publicou sua segunda revista de mangá shoujo, ela se chamava Hana to Yume LaLa (花 と ゆ め LaLa). Funcionava como uma revista-irmã da Hana to Yume.

Em abril de 1977,  a Hakusesha montou um departamento de edição de publicações e, em julho, começaram a publicar a revista de mangá shoujo Bessatsu Hana to Yume (別冊花とゆめ), que foi encerrada no meio de 2018. 

A maioria do catálogo da Hakusensha possui revistas para demografias ShoujoJosei, e Seinen. É sempre bacana saber onde de seu mangá favorito é/foi publicado e, assim, conhecer mais mangás que podem te agradar!

Se quiser ir direto para a revista, seguem os links:

- LALA (Shoujo)

- LALA DX (Shoujo)

- MELODY (Josei)

- ANELALA (Josei)

- LOVE JOSSIE (Josei)

- LOVE SILKY (Josei)

- BESSATSU HANA TO YUME (Shoujo)

- SILKY (Josei)


Abaixo algumas revistas de mangá shoujo:





















Frequência: Bimensal
Demografia: Shoujo
Criação:
1974
Mangás:
Akatsuki no Yona (mangá da capa), Fruits Basket, Nadeshiko Club, Sakura Taisen: Kanadegumi, Takane to Hana

A revista de mangá shoujo Hana to Yume começou sua publicação de forma mensal em maio de 1974, com o preço de 200 ienes. No entanto, em janeiro de 1975, sua publicação foi alterada para uma revista bimensal.  Seu preço gira em torno de 370 ienes.

Em 1976, dois anos após a primeira publicação da Hana para Yume, foi criada a LaLa (que anteriormente era conhecida como Hana to Yume LaLa), era uma revista irmã da Hana to Yume.

Em 2009, a revista comemorou seu 35º aniversário e fez uma parceria com o Yahoo! Japan Comic, que atualmente distribui digitalmente o mangá serializado da revista. Glass no Kamen (Glass Mask) de Suzue Miuchi, Hanazakari no Kimitachi e (Hana-Kimi) de Hisaya Nakajo estão entre os 235 títulos atualmente disponíveis para serem lidos online.

Muitos dos seus mangás as protagonistas não seguem o estereótipo de fofas e delicadas,  alguns exemplos são Akatsuki no Yona, Takane to Hana e Oresama Teacher.

Seu público são adolescentes e mulheres jovens (dos 13 aos 23 concentra 80% de suas leitoras)

A maioria do seu público são leitoras, sendo 95% mulheres. Sua demografia consiste em 4% das leitoras com menos de 13 anos, 62,2% entre 13 e 18 anos, 18,6% entre 19 e 23 anos, e acima dos 24 os 15,2% restantes (dados de 2009).





Frequência: Trimestral
Demografia: Shoujo
Criação:
1999
Mangás:

É uma revista suplementar da Hana to Yume que geralmente publica one-shots e histórias curtas. Originalmente era publicada entre 3-5 edições por ano, sem um calendário regular, desde 2011 é publicada como uma revista trimestral. Nos meses de janeiro, abril, julho e outubro no dia 25.





Frequência: Mensal
Demografia: Shoujo
Criação:
1976
Mangás: Kaichou wa Maid-sama, Oiran Girl, Ookami Heika no Hanayome 

LaLa começou sua publicação em julho de 1976 como uma revista irmã de Hana to Yume, seu nome era  Hana to Yume LaLa (花 と ゆ め LaLa) que foi publicada bimestralmente. A primeira publicação da revista trazia Hana no Seitachi  de Ryoko Yamagishi e custava 290 ienes. Então, em setembro de 1977, a revista mudou sua frequência e tornou-se uma revista mensal.

Em 1985, a Hakusensha começou a publicar publicações especiais da LaLa que foram publicadas irregularmente sob diferentes títulos ao longo dos anos. Começou com a LaLa Deluxe que foi publicada sazonalmente, mais tarde, tornou-se sua revista irmã, LaLa DX.

Desde que a LaLa Deluxe foi criada, várias publicações especiais ou edições de suplementos surgiram. Bessatsu LaLa foi a primeira edição suplementar publicada pela LaLa.

Do público, 97%  são mulheres, enquanto os outros 3% são homens. Sua idade demográfica consiste em 4% para as leitoras com menos de 13 anos, 23,4% para as leitoras de 13 a 17 anos. 20% para as leitoras de 18 a 20 anos, 13% para as leitoras de 21 a 23 anos e os 29,7% são leitoras de 24 anos para acima. A maior porcentagem são as leitoras acima de 24 anos (dados de 2009).




Frequência: Bimestral
Demografia: Shoujo
Criação:
1983

LaLa DX é uma revista shoujo japonesa de mangá publicada pela Hakusensha. Criada em 09 de julho de 1983 como uma revista complementar à LaLa, e mais tarde se tornou a revista irmã da LaLa.  Foi originalmente publicada trimestralmente, mas agora é lançada bimestralmente.




Frequência: Bimestral
Demografia: Josei
Criação:
1997

É uma revista de mangá Josei. Foi lançada primeiramente como "Monthly MELODY" em 16 de setembro de 1997. Em 2006, começou a ser publicada bimestralmente, mudando o nome para "MELODY".


- Revistas Digitais




Frequência: Mensal
Demografia: Josei
Criação: 2013

AneLaLa era uma revista impressa criada em 2013 e em 2017 ela foi encerrada, mas ao que parece foi transferida para uma versão digital. É uma revista irmã da Lala só que voltada para mulheres mais velhas.

Até podemos ver na capa, o tema é o casamento já direcionado ao público que ela pretende alcançar.





Frequência: Mensal
Demografia: Josei
Criação:
2015

É uma revista digital Josei lançada em julho de 2015. Irmã da Love Silky.



 

Frequência: Mensal
Demografia: Josei
Criação:
2013

Love Silky é a revista josei mensal digital distribuída pela Hakusensha. Foi lançada em 19 de fevereiro de 2013, possui como revista irmã a Love Jossie. Surgiu após o cancelamento da revista impressa Silky.


- Canceladas


Bessatsu Hana to Yume



Frequência: Mensal
Demografia: Shoujo
Período:
1977-2018
Mangás: Yukarism, Akusaga

Era a principal revista irmã da Hana to Yume, foi encerrada no meio do ano de 2018.
Conhecida também como Betsuhana, foi lançada em julho de 1977, o preço era de 300 ienes. Seu tema principal era romance e mistério.

Desde que sua publicação virou mensal muitos trabalhos em série eram publicados. Além disso nem todos os mangás seguiam o mesmo ritmo, muitas vezes eram publicados em intervalos diferentes,ou seja, nem todos os trabalhos eram publicados em todas as edições.

Bessatsu em nas revistas geralmente designa uma publicação que vai conter extras e histórias curtas da revista principal. 


Silky 



Frequência: Mensal
Demografia: Josei
Período:
1985-2013

Silky era uma revista Josei que em 2013 foi encerrada, passando para a forma online, conhecida como Love Silky. 

 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Aqui estão algumas das Revistas de mangá shoujo publicadas pela Hakusesha. Tem muitas mais, algumas duram poucos anos, outras são edições especiais, por isso, decidi não colocá-las aqui. Se eu esqueci de alguma revista da Hakusensha que você considera importante, coloque aqui nos comentários :) 

Quer conhecer outras revistas de mangá shoujo?

Aqui tem uma lista por editora

Akita Shoten

Kadokawa

Kodansha

Shodensha

Shueshia (publica a Ribon)

Shugakukan (publica a Sho-Comi)

Fontes: Animes Network, Comic Vine, Manga News, QuadroxQuadro, Preferred Networks, Wikipédia EN, Wikipédia JP,
Guia: Revistas de Mangá Shoujo - Editora Hakusensha Guia: Revistas de Mangá Shoujo - Editora Hakusensha Reviewed by Niruya on dezembro 18, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.